Atividades

ATIVIDADES, ESTRATÉGIAS E AÇÕES PARA A DINAMIZAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR


  • Contação de Histórias, de diversos gêneros com pequenas dramatizações de textos ou narrações prestando atenção à entonação de voz, com linguagem adequada a cada nível. Contação com aplicações como Pintura, desenho dos personagens, origami etc
  • Ouvir Histórias, respeitando o aprendizado de vida de cada aluno.
  • Teatro de fantoches, Teatro de sombras, Brincadeiras de roda, parlendas, trava-linguas.
  • Atividades musicalizadas.
  • Rodas de Indicação de leitura (Rodas de conversa onde o aluno/leitor traz o livro que leu na semana/mês para indicar a leitura, compartilhando com o grupo/sala, as razões de sua indicação).
  • Criação do clube dos leitores (Alunos que leram o mesmo livro, irão se reunir para discutir o título, os integrantes do clube podem se responsabilizar pela renovação do empréstimo).
  • Produção de texto através de seqüência lógica de figuras ou de livros somente com imagens.
  • Produção de texto coletivo direcionado por sugestões, objetos, etc.
  • Produção de Histórias em quadrinhos, literatura de cordel.
  • Concursos literários, poesia, história de vida, redação, contos, paródias – Criação do Pequeno Escritor.
  • Sarau Literário, Recital de poesias feitas pelos próprios alunos.
  • Socialização das produções e adaptações através de Saraus na escola, com a participação da comunidade escolar.
  • Estímulo e abertura para confecção de livros ou antologia poética de autoria dos alunos e seu lançamento.
  • Exposição e empréstimo das produções dos alunos e comunidade.
  • Exposição de livros de determinado autor, ou de acordo com a data comemorativa.
  • Criação do jornal da escola, criado com a ajuda dos alunos. 
  • Músicas (estudo de letras, ritmos, autor, intérprete, mensagem, cantar, interpretar, recriar rimas e compor).
  • Livros que viraram filmes, assistir a esses e fazer círculos de discussões a cerca das duas maneiras de transmitir uma obra. Ex: As crônicas de Nárnia, Harry Potter, A bela e a Fera, Branca de Neve, Orgulho e preconceito, O Pequeno Príncipe, etc.
  • Visitas guiadas a biblioteca da escola (explicando a organização, o acervo, e o melhor modo de tratar o livro). Visitas a biblioteca pública – (Governador Menezes Pimentel, Dolor Barreira).
  • Atividades direcionadas, peças teatrais (clube de teatro)
  • Gincanas (nas gincanas poderão ser feitas campanhas de doação de livros paradidáticos).
  • Ampliação e renovação do acervo realizando campanhas de doação de livros, e através de indicação dos alunos.
  • Criação do mural externo da biblioteca (Este mural tem o intuito de levar a Biblioteca para mais perto dos alunos, de forma a torná-la participante e presente em suas vidas) onde se poderá expor: Dicas de leitura pela Biblioteca; Dicas de leitura pelos alunos; Recadinhos de leitura; Promoção de livros; 
  • Seminários e palestras sobre determinadas obras, dados pelos professores ou pelos próprios alunos.
  • Visita de autores de livros infantis na escola.
  • Criação de Grupos de contadores de Histórias, onde os contadores serão os alunos, contando histórias para outras turmas.
  • Baú da leitura (Baú com livros e textos selecionados que irão passar de sala em sala para o aluno ter contato cada vez mais com o livro, ensinando-o a manuseá-lo corretamente).
  • Escolha do leitor do ano e divulgação em festividades da escola para incentivo. 
  • Viabilizar o empréstimo de livros e revistas, criando uma maior circulação das obras disponíveis na biblioteca.
  • Escolha do livro do mês, ou da semana, fazendo resumo da história, e afixando em locais bem visíveis.
  • Divulgação de novas aquisições da biblioteca.
  • Realizações de campanhas educativas. (conservação do livro, manuseio correto, etc)
  • Orientação de uso do espaço da Biblioteca e do livro (Atividade que contempla todas as turmas a partir do contato com a Biblioteca e início das atividades de leitura).
  • Trabalhos com colagens e recortes.
  • Confecção de marcadores de leitura pelos alunos (Incentivando o gosto pela leitura por meio da arte e imaginação do aluno).
  • Caixa de Sugestão (Servirá para que os alunos possam contribuir com as atividades da Biblioteca sugerindo idéias e sendo assim cooperadores desse espaço).

As ações de leitura aqui expostas são idéias que poderão ser colocadas em prática mediante a aceitação e cooperação de todos que fazem e constroem a nossa escola. Estas idéias podem e devem ser complementadas por todos. A Biblioteca só existe de fato, não em espaço estático, mas em movimento dinâmico se for uma parceira da escola a qual faz parte, envolvida e presente em suas atividades. Ela é uma extensão da sala de aula e deve ser um canal de fomentação da leitura trazendo resultados positivos e reais retornados para dentro da sala de aula bem como para a vida do aluno.


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TEATRO DE SOMBRAS

Uma atividade muito interessante que pode ser feita nas bibliotecas é o teatro de sombras.

Existe uma lenda chinesa a respeito da origem do teatro de sombras. No ano 121, o imperador Wu Ti, da dinastia Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, teria ordenado ao mago da corte que a trouxesse de volta do "Reino das Sombras", caso contrário ele seria decapitado.
O mago usou a sua imaginação e, com uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Depois, ordenou que, no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol, de modo que deixasse transparecer a luz.
No dia da apresentação ao imperador e sua corte, o mago fez surgir, ao som de uma flauta, a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade. Neste momento, teria surgido o teatro de sombras.
É uma arte muito pouco conhecida no Brasil.
Para confeccioná-lo é necessário.
Fonte Luminosa
Tela (um lençol bem esticado, e ou papel manteiga)
Silhuetas para serem projetadas
A fonte de luz mais indicada é lâmpadas transparentes de 40 ou 60 wats, luminárias ou lanternas.
Para tela usa-se tecido branco, não transparente ou papel manteiga.
Coloque do lado de dentro do palco duas lâmpadas acesas, uma de cada lado.
Como silhuetas usa-se fantoches de varas, recortados em cartão, cartolina, papel grosso ou qualquer outro objeto.
Os fantoches são movimentados atrás do papel ou tecido, projetando a sombra.
As crianças escondidas atrás do palco, interpretam a história movimentando os bonecos.

Utilizem esse instrumento para dinamizar a biblioteca da sua escola e tornar a leitura mais prazerosa

Foi realizada no final de março uma Oficina de Teatro de Sombras ministrada pela prof.ª Maria de Jesus Vaz na SER IV, do Município de Fortaleza onde houve confecções de personagens e apresentações das professoras regentes de bibliotecas. 




Teatro de Sombras apresentado na Oficina. A história do Galo e da Raposa.